Páginas

28 de julho de 2012

"O Estrangeiro", Albert Camus




Por causa do sol. Porque não chorou no funeral. Porque existiu um intervalo consciente entre o primeiro tiro e os restantes quatro.
Não existe lugar para Deus, para o arrependimento ou para uma lágrima; existe apenas absurdo.
Camus, Nobel da Literatura em 1957, apresenta-nos uma personagem estranha, livre de inquietações. Numa existência onde nada tem importância ou veemência, o silêncio é aceite apesar de incompreensível. 
Trata-se de uma obra perturbante. Estranhamente, Mersault conquista o leitor ao mesmo tempo que o desconcerta; o ser-se estrangeiro à própria humanidade constitui um elemento de reflexão que permanecerá como uma “pedra no sapato” face às reticências em que a história termina.
Não há como escapar à sedução que o estrangeiro exerce; a própria incompreensão do leitor solidifica esta mesma atracção, o que faz desta uma das grandes obras da literatura contemporânea, e de Camus um dos génios do absurdo, juntamente com autores como Franz Kafka.

 Raquel Dias

1 comentário:

Nina Maniçoba Ferraz disse...

Eu li "A queda" e me impactou muito. Como a culpa por não fazer algo pode doer tanto ou mais do que o arrependimento de ter feito alguma coisa... Influenciou inclusive a minha escrita.
Gostei dos seus comentários sobre "O estrangeiro", leitura é a minha paixão.
Mas queria, já me desculpando, perguntar se nós nos conhecemos... se sim, de onde?
abraços